Descrição


O nutricionista é um profissional de saúde com fundamentação técnica no campo da Nutrição, capaz de traduzir a ciência da nutrição para a linguagem de mais fácil acesso ao público, orientando o comportamento alimentar dos indivíduos e da coletividade. É um educador, pois todas as suas ações no campo de trabalho o fazem agente de mudança. O seu papel é resgatar o aspecto da nutrição na promoção da saúde e prevenção de doenças, considerando as condições de vida e trabalho da população.

 

Base curricular


Das moléculas aos sistemas, Direitos Humanos e Segurança Alimentar, Fundamentos da Ciência da Nutrição, Química e Bioquímica Geral, Nutrição Humana, Nutrição e Saúde Coletiva, Gestão e organização da atenção à saúde, Higiene, Controle e vigilância Sanitária dos Alimentos, Microbiologia dos alimentos, Alimentação e Nutrição no curso da vida, Alterações morfofuncionais, Técnica Dietética, Nutrição aplicada a prática esportiva, Psicologia, Fisiopatologia, Farmacologia Básica, Dietoterapia, Gestâo em UPR, Epidemiologia, Processamento tecnológico dos alimentos, Avaliação do Consumo Alimentar, Educação alimentar e nutricional.

 

Área de atuação


O nutricionista está preparado para atuar em todos os níveis do sistema de saúde (federal, estadual, municipal), estabelecendo políticas de alimentação e de nutrição, priorizando sempre o social. O nutricionista atua na atenção nutricional e alimentar de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, nos diferentes níveis de atenção à saúde (Unidades Básicas de Saúde; Ambulatórios de Especialidades e Hospitais, públicos e privados; Unidades de Vigilância à Saúde) e, ainda, em outros cenários tais como: escolas, creches, restaurantes comerciais, hotéis, academias esportivas, indústria de alimentos, docência, entre outros.

 

Perfil do profissional


O perfil do egresso do Curso de Nutrição da UFPA é de formação generalista, dotado de capacidade humanista, crítica e reflexiva, frente ao contexto socioeconômico, político e cultural, voltada ao cuidado do indivíduo e da coletividade, em todas as áreas de conhecimento em que a alimentação e nutrição sejam determinantes para a promoção, proteção, manutenção e recuperação da saúde, com ações integradas de assistência inter e intra-profissional, nos diferentes níveis de complexidade da atenção. Tem sua atuação regulamentada e fiscalizada a partir dos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas.

 

Você Sabia?


A participação do Nutricionista em equipe multidisciplinar de saúde é essencial em atividades de vigilância sanitária, educação nutricional, controle de enfermidades infecciosas, suplementação e recuperação nutricional, além de ser capaz de discutir a estrutura sócio-política como causa da problemática nutricional.

 

Identificação


Duração: 4 anos

Tipo: Bacharelado

Turno: Integral

Período: 2ª e 4ª (Extensivo)

Oferta: Belém

Número de vagas anuais: 80

Nota do MEC: 03

Unidade Acadêmica: Faculdade de Nutrição do Instituto de Ciências da Saúde (ICS)

Centro Acadêmico (CANUT)

Para mais informações sobre o Canut, acesse a fanpage ou envie e-mail para canut.ufpa@gmail.com.

 

Ensino de Pós-Graduação

Sample image

Em 2016, estão em andamento os cursos de pós-graduação lato sensu: Especialização em Alimentação Escolar e Especialização em Nutrição e Saúde Coletiva.

Biblioteca

Biblioteca do ICS

O Curso de Nutrição é contemplado pela Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (SIBI), que tem por objetivo promover o acesso à informação em apoio aos usuários que necessitem de informações na área de saúde.